Sobre

O projeto

O projeto de extensão Memórias do Rádio Guarapuavano surgiu com a proposta de reunir boas histórias desse antigo e estimado meio de comunicação, bem como de quem faz o rádio. Por meio de entrevistas, radialistas da cidade contam detalhes sobre sua vida profissional e também das emissoras pelas quais passaram. O rádio foi o primeiro veículo a conquistar as massas, tornando-se o principal meio de integração cultural do país. Cyro César afirma que desde “o seu começo, o rádio abrigou o modo de viver do brasileiro” (1996, p.70). Humorismo, jornalismo, programas de auditório, radionovela, esporte, foram temas que marcaram grandes momentos no rádio. Como emissor, o rádio usa a linguagem oral associada a diversos recursos sonoros.

Pesquisa Abert

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão_ABERT, divulgou em 2015, um estudo que aponta que o rádio continua sendo o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, perdendo apenas para a televisão. Cada vez mais, o telefone celular assume papel preponderante como meio para ouvir o rádio. Outro dado apresentado pela pesquisa é que as pequenas rádios são a maioria na realidade brasileira e, desempenham um importante papel dentro do cenário nacional, “pois levam ao cidadão informação e cultura local, um importante fator de contrapartida no mundo globalizado e massificado, onde a informação assume caráter genérico e global” (ABERT, 2015, p.43).
Cyro César (2005) destaca que as contribuições do rádio para a sociedade são inúmeras, tais como: ajudar o país a superar a pobreza, o analfabetismo, a falta de informação; contribuir para melhorar a cultura, a saúde, a educação e, por consequência, a qualidade de vida da população; atuar como vigilante e intermediário entre poderes e sociedade; promover campanhas de utilidade pública; incentivar a formação de eventos culturais; ensinar a preservar o meio ambiente, promover debates e busca de soluções; divulgar novas ideias, crenças e valores, entre outras.

História da mídia regional
A Rádio Difusora AM, prefixo ZYP4, foi a primeira emissora de rádio de Guarapuava, fundada em 1947, para dar apoio ao então candidato a prefeito da cidade, Sebastião Loures Bastos. No final de junho de 1981, entra no ar a primeira emissora em frequência modulada na região centro-sul do estado, a Rádio Cultura FM, pertencente à Fundação Nossa Senhora de Belém.  Existem em Guarapuava, nove emissoras, entre AM’s, FM’s, comunitária e universitária. Este projeto possibilita que os profissionais que acompanharam a expansão do rádio em Guarapuava e ajudaram a escrever essa história, destaquem os acontecimentos marcantes de suas trajetórias neste meio de comunicação e rememorem momentos curiosos que vivenciaram. Por meio destes relatos é possível conhecer como eram as rotinas dentro das emissoras locais, os recursos físicos existentes, a estrutura hierárquica, os atrelamentos políticos, entre outras questões.
A grande contribuição desta proposta está em buscar reunir informações que acabam se perdendo com o tempo, e, em fazer o registro das memórias que integram o cenário radiofônico de Guarapuava, contribuindo assim para a elaboração da história da mídia regional.

Atividades desenvolvidas

Nesta primeira etapa do projeto, foram elaborados vídeos das entrevistas, seleção de fotografias, lançamento de blog e lançamento oficial do projeto com a realização de evento, além da produção de material jornalístico para a imprensa.

Equipe executora

Participam da equipe executora do projeto as professoras do Departamento de Comunicação da Unicentro, Layse Pereira Soares do Nascimento e Éverly Pegoraro, a agente universitária Mônica Nunes e os alunos do Curso de Comunicação Social, Jornalismo, Any Ossak, Douglas Kuspiosz, Fernanda Motter, Kleber Erivelton, Luiz Felipe Panozzo, Noeli Almeida, Sabrina Ferrari e Walquíria Lima.

Próxima etapa
O projeto tem continuidade com a inserção de novos integrantes à equipe executora, a seleção de radialistas a serem entrevistados na segunda etapa e, possivelmente, entrevistas com familiares de pioneiros, além de desenvolvimento de produtos jornalísticos e, avaliação dos resultados alcançados.

Referências:
Raio X da Radiodifusão Brasileira – Abert, maio 2015. Disponível para download em: http://www.abert.org.br

CÉSAR, Cyro. Rádio, inspiração, transpiração e emoção. São Paulo: Ibrasa, 1996.

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