O projeto
O projeto de
extensão Memórias do Rádio Guarapuavano surgiu com a proposta de
reunir boas histórias desse antigo e estimado meio de comunicação, bem
como de quem faz o rádio. Por meio de entrevistas, radialistas da
cidade contam detalhes sobre sua vida profissional e também das emissoras pelas
quais passaram. O rádio foi o primeiro veículo a conquistar as massas,
tornando-se o principal meio de integração cultural do país. Cyro César afirma
que desde “o seu começo, o rádio abrigou o modo de viver do brasileiro” (1996,
p.70). Humorismo, jornalismo, programas de auditório, radionovela, esporte,
foram temas que marcaram grandes momentos no rádio. Como emissor, o rádio usa a
linguagem oral associada a diversos recursos sonoros.
Pesquisa Abert
A Associação
Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão_ABERT, divulgou em 2015, um estudo
que aponta que o rádio continua sendo o segundo meio de comunicação mais
utilizado pelos brasileiros, perdendo apenas para a televisão. Cada vez mais, o
telefone celular assume papel preponderante como meio para ouvir o rádio. Outro
dado apresentado pela pesquisa é que as pequenas rádios são a maioria na
realidade brasileira e, desempenham um importante papel dentro do cenário nacional,
“pois levam ao cidadão informação e cultura local, um importante fator de
contrapartida no mundo globalizado e massificado, onde a informação assume
caráter genérico e global” (ABERT, 2015, p.43).
Cyro César (2005)
destaca que as contribuições do rádio para a sociedade são inúmeras, tais
como: ajudar o país a superar a pobreza, o analfabetismo, a falta de
informação; contribuir para melhorar a cultura, a saúde, a educação e, por
consequência, a qualidade de vida da população; atuar como vigilante e
intermediário entre poderes e sociedade; promover campanhas de utilidade
pública; incentivar a formação de eventos culturais; ensinar a preservar o meio
ambiente, promover debates e busca de soluções; divulgar novas ideias,
crenças e valores, entre outras.
História da mídia regional
A Rádio Difusora
AM, prefixo ZYP4, foi a primeira emissora de rádio de Guarapuava, fundada
em 1947, para dar apoio ao então candidato a prefeito da cidade, Sebastião
Loures Bastos. No final de junho de 1981, entra no ar a primeira emissora
em frequência modulada na região centro-sul do estado, a Rádio Cultura FM,
pertencente à Fundação Nossa Senhora de Belém. Existem em
Guarapuava, nove emissoras, entre AM’s, FM’s, comunitária e universitária.
Este projeto possibilita que os profissionais que acompanharam a expansão do
rádio em Guarapuava e ajudaram a escrever essa história, destaquem os
acontecimentos marcantes de suas trajetórias neste meio de comunicação e
rememorem momentos curiosos que vivenciaram. Por meio destes relatos é possível
conhecer como eram as rotinas dentro das emissoras locais, os recursos físicos
existentes, a estrutura hierárquica, os atrelamentos políticos, entre outras
questões.
A grande contribuição
desta proposta está em buscar reunir informações que acabam se perdendo com o
tempo, e, em fazer o registro das memórias que integram o cenário radiofônico
de Guarapuava, contribuindo assim para a elaboração da história da mídia
regional.
Atividades desenvolvidas
Nesta primeira etapa
do projeto, foram elaborados vídeos das entrevistas, seleção de fotografias,
lançamento de blog e lançamento oficial do projeto com a realização de evento,
além da produção de material jornalístico para a imprensa.
Equipe executora
Participam da equipe
executora do projeto as professoras do Departamento de Comunicação da
Unicentro, Layse Pereira Soares do Nascimento e Éverly Pegoraro, a agente
universitária Mônica Nunes e os alunos do Curso de Comunicação Social,
Jornalismo, Any Ossak, Douglas Kuspiosz, Fernanda Motter, Kleber Erivelton,
Luiz Felipe Panozzo, Noeli Almeida, Sabrina Ferrari e Walquíria Lima.
Próxima etapa
O projeto tem
continuidade com a inserção de novos integrantes à equipe executora, a seleção
de radialistas a serem entrevistados na segunda etapa e, possivelmente,
entrevistas com familiares de pioneiros, além de desenvolvimento de produtos
jornalísticos e, avaliação dos resultados alcançados.
Referências:
Raio X da
Radiodifusão Brasileira – Abert, maio 2015. Disponível para download em:
http://www.abert.org.br
CÉSAR, Cyro. Rádio,
inspiração, transpiração e emoção. São Paulo: Ibrasa, 1996.
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